Destralhar e yoga

fotografia de Jon Tyson via Unsplash

Vários autores e organizadores profissionais referem que o facto de organizar a nossa casa, faz com que diversas áreas da nossa vida podem mudar. Peter Walsh, um guru da organização e autor do livro “Lose the Clutter, Lose the Weight: The Six-Week Total-Life Slim Down” aborda a relação entre a redução de peso e destralhar as nossas tralhas.

Poderá ser só material de publicidade e marketing? Acredito que não.

Depois de ter aplicado na minha vida o método Konmari, sinto e vejo diariamente o resultado de todo o destralhar que fiz. Especialmente na minha capacidade de identificar o que me faz sentir bem e feliz e aquilo que não quero na minha vida, sejam livros, roupas, situações, conversas, relacionamentos.

Ao tocar e sentir uma camisola sinto as emoções associadas a essa camisola, quando e porquê a comprei, quando e onde a usei… ai consigo perceber, aceitar, agradecer e saber se a quero manter ou se chegou a hora de a deixar seguir o seu caminho.

E à medida que vou desenvolvendo esta capacidade, a minha auto-estima, o meu amor próprio aumentam também. A minha relação com a minha casa, roupa, livros, instrumentos de cozinha, é agora muito mais valorizada e respeitada. Sentir gratidão pelos bens e objectos que me servem, reconhecendo-os, é também reconhecer-me.

Encontrar no meu caminho este método levou-me numa grande viagem a mim mesma, e além de todas as mudanças na casa, o que mais impacto criou foram as mudanças dentro de mim e que consequentemente levaram-me a dar à luz o Home dear Home!

Destralhar traz conforto e tranquilidade.

fotografia de Ember+Ivory via Unsplash

E foi incrível a ligação que senti com este método e com a minha prática de yoga. Sim, com o yoga, por mais incrível que possa parecer!

Quando fazemos ásanas, quando o nosso corpo se contorce, alonga, e sincroniza com a respiração, vamos tocando bloqueios, emoções que estão ali nas nossas células, nos nossos músculos e com a prática vamos também desbloqueando e libertando essas mesmas memórias que temos no corpo. Ao “destralhar” o nosso corpo físico, estamos também a “destralhar” as nossas emoções, a nossa mente, o nosso coração, e a Vida muda.

E com a casa é o mesmo; a casa, como o nosso corpo físico, também tem essas emoções, memórias e quando metemos a nossa casa a “fazer yoga”, vamos libertando cargas que têm um efeito directo em nós mesmos e dai vêm depois as tais mudanças nas nossas vidas, sejam elas, quais forem!

Organizar e destralhar o nosso espaço físico, ajuda a nossa organização interior.

Agora quando compro algo, faço-o com uma consciência diferente do que fazia.

Agora ao comprar algo, procuro mais a relação qualidade, durabilidade e valor.

Agora quando dobro uma camisola, afago-a e agradeço-lhe! ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Organizadora Profissional

Sou a Margarida, Doula das Casas, Especialista em Organização de Espaços residenciais e empresariais. A Acredito que ao organizar fora estamos também a organizar dentro; que ao deixarmos ir o que já não serve, estamos a abrir espaço para o novo; que ao respirar e alongar, deixamos que a nossa casa e o nosso corpo se liberte do que bloqueia e que tudo passe a ser mais fluído…