Destralhar a tua casa – 8 razões para começares.

A palavra destralhar virou praticamente mantra nos dias de hoje, e acredito que todos nós já viajámos pela montanha russa de emoções que afloram quando estamos num espaço caótico, desorganizado e confuso.

Para mim, foi como descobrir a pólvora quando me apercebi da relação entre a minha ansiedade e o caos do espaço onde me encontrava. Perceber conscientemente que ao simplificar o meu espaço, conseguia me sentir mais calma e tranquila e por consequência focar-me com mais objectividade, foi sem dúvida um dos grandes benefícios ganhos no destralhar que tenho vindo a fazer nestes últimos 5 anos.

Não há nada como a sensação de entrar em modo de destralhe, de sentir a emoção de separar tralhas, encher sacos para doar, outros para deitar fora/reciclar, darmo-nos permissão de nos libertarmos, de encher o carro e levar tudo aquilo para bem longe. Depois, quando a excitação começa a diminuir, começar a sentir o prazer de ter espaço e de estarmos rodeados só com coisas que nos fazem sentir bem.

Victoria Moran, autora do livro Lit From Within: Tending Your Soul for Lifelong Beauty, sumariza muito bem a importância do destralhe quando escreve,

Uma vida simples não é ver como viver com muito pouco - isso é pobreza – mas sim ver com que eficácia conseguimos colocar em primeiro lugar as coisas mais importantes…. Quando tens claro quais os teus objectivos e as tuas prioridades, podes destralhar sem dor tudo aquilo que não os serve, seja nos teus armários ou os compromissos na tua agenda.

São muitos os benefícios que colhemos  nas  nossas vidas quando começamos esta viagem, deixo-vos aqui 8 razões para destralhar, simplesmente porque:

  • facilita-te a limpeza, ficas com menos coisas para organizar e com mais espaço disponível. Em vez de tentares aproveitar ao máximo cada canto da casa, vais poder desfrutar da leveza que te dá o espaço vazio.
  • ajuda-te a poupar dinheiro. O preço de uma coisa não é só o que está na etiqueta, é também o preço de ficares preso a essa coisa (precisa de manutenção? tenho de contratar alguém para o transporte?)
  • permite-te optares por uma vida mais minimalista. Podes até mudares para uma casa mais pequena, e aplicares o que poupas em experiências e viagens para ti e para a família.
  • dá-te mais liberdade. Quando te libertas do tempo e energia usados para lidares com a tralha, ganhas mais espaço físico mas também espaço mental e emocional.
  • ajuda-te a melhorar o teu humor. A tralha tem um efeito profundo no nosso humor e auto-estima. Pesquisadores encontraram uma ligação entre elevados níveis de cortisol (hormona do stress) em proprietários com elevada densidade de objectos.
  • ajuda-te a eliminar a fadiga causada pelo processo de decisão. Quando temos muita coisa por onde escolher, passamos por um processo de tomada de decisão que nos absorve muita energia. Quem já não sentiu dificuldade em escolher o que vestir cada manhã? Quando temos menos por onde escolher, torna-se tudo muito mais simples.
  • liberta-te do passado. O modo como a tralha nos afecta pode ter mais a ver com o que sentimos em relação a ela do que propriamente com a sua quantidade. Se não te sentes confortável em alguma divisão, pode ser que tenhas que identificar e remover alguns objectos. Dá te permissão para te libertares de tudo o que te causa mal estar emocional.
  • força-te a decidir o que realmente é importante para ti. Quando tens de seleccionar os objectos que te rodeiam, tens obrigatoriamente que os escolher com mais cuidado. Isto transpira para outras áreas da nossa vida. Porquê perder tempo a ver aquele filme que não queres ver, ou a falar com aquela pessoa que te aborrece?

E tu, já começaste a destralhar os teus espaços? Já colheste alguns destes benefícios? Adorava saber das tuas experiências! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Organizadora Profissional

Sou a Margarida, Doula das Casas, Especialista em Organização de Espaços residenciais e empresariais. A Acredito que ao organizar fora estamos também a organizar dentro; que ao deixarmos ir o que já não serve, estamos a abrir espaço para o novo; que ao respirar e alongar, deixamos que a nossa casa e o nosso corpo se liberte do que bloqueia e que tudo passe a ser mais fluído…