Fada das Casas

Tenho andado faz tempo à procura de uma maneira para explicar o que faço como organizadora de espaços. Acredito que a melhor descrição do que faço chegou-me através das palavras da minha filha de 5 anos:

“A minha mãe é a Fada das Casas!!”

As casas são mais do que simplesmente casas. São uma parte integrante de nós, são uma camada do nosso próprio corpo e estão intimamente ligadas ao nosso bem estar, aos nossos estados de espírito, às nossas emoções.

As casas vão nos acompanhando pelas diferentes fases da nossa vida, nas alegrias, nas tristezas, nas conquistas e nas perdas.

A casa é o nosso ninho, é onde podemos simplesmente ser, sem necessidade de máscaras, sem necessidade de roupagem, sem necessidade de nada, simplesmente sermos nós na nossa essência, protegidos, seguros, amados.

O que faço simplesmente é apoiar os meus clientes a re-encontrarem novamente esse equilíbrio, esse bem estar, essa tranquilidade que todos nós queremos sentir no nosso espaço e que algumas vezes podemos acabar por perder, seja porque nos surgem outras prioridades ou desafios, seja porque não temos tempo...

Vejo a organização dos espaços como uma ferramenta de apoio na optimização da funcionalidade e simplificação dos nossos espaços, potenciando assim a nossa qualidade de vida. Um caminho para reencontarmos uma sensação de harmonia e conforto entre nós e a nossa casa!

Quando cuidamos da nossa casa, estamos a cuidar de nós mesmos, da nossa vida, do nosso exterior e interior, e estamos também a cuidar da grande casa que é de todos nós.

Estamos num momento da nossa história em que não é opção não fazer nada. Temos de uma vez por todas, tomar consciência que os nossos hábitos de consumo, que as nossas escolhas têm um impacto directo na saúde e no bem estar das nossas ruas, das nossas cidades, do nosso planeta.

Na minha opinião não é opção não fazer.

Cada um pode fazê-lo ao seu ritmo de acordo com as suas capacidades e necessidades no momento, respeitando os seus desejos, os seus sonhos, a sua realidade; é fundamental que cada um comece a dar passos nesse sentido. E não importa que seja grão-a-grão... foi assim que a galinha foi enchendo o papo não foi?!!

Podemos começar simplesmente a cuidar de nós, a organizar o nosso espaço, a perceber que aquilo que nos rodeia é da nossa responsabilidade, e que todas as nossas escolhas (conscientes ou não) têm impacto no nosso micro e  macro ambiente.

Podemos por exemplo eliminar o plástico de uso descartável, podemos escolher materiais mais naturais, podemos escolher levar um ritmo mais tranquilo na nossa vida. Em vez de uma casa grande podemos optar por uma mais pequena, em vez de três televisões em casa, podemos ter só uma.

As escolhas que fazemos diariamente podem-se transformar em escolhas cada vez mais conscientes, que têm em conta o bem estar do Planeta, que consideram o bem estar das pessoas que produzem os bens que consumimos, assim como o bem estar dos recursos naturais que são necessários para produzir esses mesmos bens...

Estamos todos ligados, estamos todos completamente ligados e já não dá para ignorar mais isso, fazer de conta que cada um vive na sua bolha...

E é este o trabalho desta fada das casas!!!

Procurar organizar espaços para simplificar vidas...limpar, destralhar, reorganizar, sentir...sentir o nosso lugar nesta grande ordem natural que nos envolve a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Organizadora Profissional

Sou a Margarida, Doula das Casas, Especialista em Organização de Espaços residenciais e empresariais. A Acredito que ao organizar fora estamos também a organizar dentro; que ao deixarmos ir o que já não serve, estamos a abrir espaço para o novo; que ao respirar e alongar, deixamos que a nossa casa e o nosso corpo se liberte do que bloqueia e que tudo passe a ser mais fluído…