4 Dicas para Organizares a tua Semana com Leveza.

Organizar a semana com leveza é fundamental para cuidarmos do nosso tempo… o bem mais precioso que temos e que tantas vezes deixamos escapar por entre os dedos.  Tantas vezes não lhe damos a atenção e cuidado que ele merece.

Recordo-me do dia em que um monge indiano partilhou comigo a experiência do frasco dos fins de semana … disse-me que eu deveria arranjar um frasco e nele colocar uma conta de madeira por cada fim de semana que teria em média até ao resto da minha vida.   E a cada fim de semana que passasse, deveria ir tirando a respectiva conta de madeira.

Organizar tempo

Ajudou-me imediatamente a ver o tempo a partir de outra perspectiva.

Passei a observar a importância da atenção e dedicação que daria a cada uma daquelas bolinhas… onde iria colocar esse tempo, o que iria fazer com ele, como o iria aproveitar da melhor maneira.

Quando passamos a entender que é um bem limitado e que não sabemos qual a dia em que o vamos deixar de ter, passa a ser cada vez mais importante cuidar dele como o nosso recurso mais precioso.

E como saber como melhor usar este recurso? Como esticá-lo, como o aproveitar da melhor maneira? A quem dedicar este bem tão precioso?

Durante muito tempo não tinha esta consciência da limitação do tempo. Quando temos 5 anos de idade nem temos quase noção do tempo… quando temos 20 anos pensamos que temos todo o tempo do mundo… quando chegamos aos 40/50 começamos a perceber que ups… o movimento é em frente e que o tempo “perdido” não volta para trás.

Já experimentei muitas maneiras de gerir e organizar o meu tempo.

Já passei uma fase da minha vida em que sentia que tinha de estar activa todo o tempo, também já passei por outra em que achava que não fazer nada era perder tempo.

Agora percebo que estou num processo de aprendizagem e de entender que o meu tempo é valioso de mais para dar atenção a situações que não merecem a minha energia.

Consigo resignificar e saber que passar 30 minutos a passar a ferro pode ser uma meditação em acção.

E entender que antes de usar uma agenda ou uma app para me ajudar a gerir o meu tempo, devo conectar-me a uma parte mais profunda de mim mesma e assim cuidar da melhor maneira que posso do meu bem mais precioso – o meu tempo! 

Por isso quero partilhar contigo 4 dicas que uso para conseguir organizar o meu tempo e conseguir fazê-lo “esticar”, deixando-me de me sentir um ratinho na roda que gira sem parar, mas passar a gerir o eu tempo a partir de mim mesma, com leveza e flexibilidade. 

Começa por observar o que fazes em cada um dos teus dias

Antes de queres fazer alguma mudança, um melhoramento, ou um ajuste é importante primeiro observares como tens usado o teu tempo. Quantas horas passas a trabalhar, quantas horas dedicas a ti mesma, quanto tempo estás a fazer scroll nas redes sociais… e por ai fora. Só observando primeiro que existe é que vais conseguir identificar padrões, comportamentos que podem não ser tão benéficos para ti e para a gestão do teu tempo.

Conhece melhor os teus ritmos naturais

Todos temos os nossos ritmos naturais fisiológicos. Como mulher posso te dizer que partir do momento em que passei a conhecer a minha ciclicidade e entender o que cada fase no meu ciclo significava, tanto do ponto de vista físico como energético, tudo mudou no modo com me reconheço, me aceito e me ajusto às necessidades do meu tempo.  

Faz uma lista de tudo o que queres fazer na próxima semana e define prioridades

Podes escolher começar por 1 dia, 1 semana, 1 mês… o importante é escolheres um intervalo de tempo em que os objectivos a que te propões possam ser alcançados.

Escreve tudo o que te vem à cabeça… desde o projecto que tens de entregar ao teu chefe de departamento, a consulta do dentista do teu filho, a ida ao supermercado, os emails que tens de escrever, aquele filme que saiu no cinema e queres ir ver….

Depois vais dar uma ordem de prioridade a cada uma delas e criares o calendário do teu dia, da tua semana, do teu mês.

Dá-te permissão para imprevistos 

Quando já temos bem identificado o que precisamos de fazer,  já temos a lista de prioridades bem definida e damos uma casa a tudo na agenda, podem sempre acontecer imprevistos que vão criar desafios na gestão da semana. É o cancelar de uma reunião, é um atraso no trânsito… Podes por exemplo aumentar margens de tempo para as tuas actividades para assim conseguires flexibilizar e alterar as tais casinhas quando tiveres necessidade.

E depois lembra-te que esta estrutura de organização é para te ajudar a aliviar e não escravizar… por isso, sempre que a maneira como organizaste a semana não funcionar, basta só voltares a observar, identificar o que precisa de mudar e adaptares-te! 

Retirares da tua cabeça o que tens a fazer e dares-lhe uma casa na tua agenda, no teu calendário, na tua app,  vai-te ajudar a aliviar a carga que carregas internamente e a conseguires mais espaço para viveres uma vida mais leve.

Ao mesmo tempo que manténs os teus níveis de produtividade elevados com mais fluidez, leveza e também com mais respeito e amor pelo teu próprio TEMPO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Organizadora Profissional

Sou a Margarida, Doula das Casas, Especialista em Organização de Espaços residenciais e empresariais. A Acredito que ao organizar fora estamos também a organizar dentro; que ao deixarmos ir o que já não serve, estamos a abrir espaço para o novo; que ao respirar e alongar, deixamos que a nossa casa e o nosso corpo se liberte do que bloqueia e que tudo passe a ser mais fluído…