5 Razões pelas quais a Vinted não te vai Destralhar a Roupa

Roupa - Clothes

Um dos maiores desafios que vais encontrar quando começares a destralhar a tua roupa é saberes para onde encaminhar todas as peças que já não adicionam valor ao teu guarda roupa, que já não te servem e só estão a ocupar espaço na tua casa.

Sim, a realidade nua e crua é que a maior parte de nós (nos chamados países desenvolvidos) tem mais roupa do que aquela que veste ou que precisa.

Na grande maioria dos armários de roupa que vivem nas nossas casas, só cerca de 20% da roupa que lá existe é que é usada regularmente.

A acumulação da roupa acontece por diversos motivos – falarei disso noutro artigo – e vai chegar um momento na vida que te vai cair a ficha e vais percebes que não faz sentido acumular tanta roupa e que é importante aliviar o teu roupeiro.

Hoje em dia, existe uma aplicação muito conhecida que se apresenta como uma das melhores soluções para escoares a roupa que já não vestes ou já não te serve e que além de te ajudar a aliviar o roupeiro ainda te ajuda a ganhar dinheiro com isso.

Bem, eu quero-te dizer que não acredito que assim seja e quero partilhar contigo 5 razões que me levam a dizer-te que a Vinted não é a melhor solução para encaminhares o resultado do destralhe da tua roupa.

Destralhar roupa

Audiência limitada

Apesar desta app ter uma base de utilizadores bastante grande e estar dedicada principalmente à venda de roupa em segunda mão, a realidade é que se precisas de te libertar de uma quantidade grande de roupa, tens de considerar outras alternativas e plataformas que te ajudem a fazê-lo mais rapidamente.

Preços bastante competitivos

Existem utilizadores que são praticamente “lojas” e que usam a plataforma para venderem peças que compram noutros locais a muito baixo preço. Não esperes conseguir um “bom dinheiro” pela tua roupa, especialmente se estivermos a falar de peças de grandes cadeias de roupa e de baixa qualidade. As excepções aqui poderão serão peças de qualidade, artigos vintage e eventualmente alguma marca mais apreciada.

Leva tempo

Todo o processo de venda na aplicação vai te levar tempo.  Tens de fotografar a peça (e ter alguma atenção para que a fotografia fique agradável e cative potenciais compradores); tens de preencher a ficha com a descrição e preço; tens de interagir e responder aos teus potenciais compradores (quando escolhem alguma peça tua como favorito, quando te fazem propostas ou alguma pergunta).

Se tiveres muitas peças para destralhar, só isto vai ser um novo projeto, dentro do próprio destralhe do teu roupeiro ou closet.

Despesas de envio

Mesmo que seja o comprador a pagar as despesas de envio, lembra-te que todos os custos associados ao embalamento (caixas, papel, fita cola, imprimir a etiqueta de envio) e deslocação ao ponto de entrega da encomenda ficam ao teu cargo.

Mais uma vez se tens muitas peças para destralhar, isto vai tornar todo o processo ainda mais demorado e custoso.

Cabide com cesto

Ocupa espaço físico e energético

Como referi no ponto 3, a partir do momento que colocas a peça à venda na aplicação, tens de esperar pelos potenciais compradores e isto significa que vais ter de criar na tua casa um espaço para guardares em condições toda essa roupa, até ao momento em que faças uma venda.

O objectivo do destralhe é criares espaço livre e deixares ir a carga energética dessas peças para fora do teu armário e da tua casa. Logo se tens de manter toda a roupa durante 1, 3 ou 6 meses na tua casa, na realidade não estás a destralhar, estás só a deslocalizar a tralha de um sítio para o outro. E todo o objectivo do processo de destralhe não vai ser atingido.

Um dos passos mais importantes do processo de destralhe é ter um destino para as peças que já não vestes e elas devem sair o quanto antes da tua casa, de preferência no mesmo dia que fazes a selecção das peças.

Por todos estes motivos, como Doula das Casas não acredito que esta aplicação seja a grande solução para o destino do teu destralhe de roupa.

Como é por ai quando fazes o teu destralhe, que destino dás às roupas?! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Organizadora Profissional

Sou a Margarida, Doula das Casas, Especialista em Organização de Espaços residenciais e empresariais. A Acredito que ao organizar fora estamos também a organizar dentro; que ao deixarmos ir o que já não serve, estamos a abrir espaço para o novo; que ao respirar e alongar, deixamos que a nossa casa e o nosso corpo se liberte do que bloqueia e que tudo passe a ser mais fluído…